sexta-feira, 29 de abril de 2011

The rules of love.

“E hoje em dia como é que se diz eu te amo”.
Link letra e video /vamos fazer um filme/ Legião Urbana/


“Love sister it's just a shot away”
Link tradução e música/ Gimme Shelter/ Legião Urbana/

“Mas se um dia eu me der bem
Vai ser sem jogo”.
Link letra e video/ amor, amor/ Barão Vermelho/

 Palavras doces, frases feitas, coração em alerta. Tudo é tênue quando a vontade colabora, e tudo é êxtase quando a conquista é novidade. O andar cauteloso é a melhor medida contra o perigo, quando doar-se tornasse um risco? Que regras aplicar num jogo que não envolve aquisições? Será possível a existência de um placar para o amor, será justo o uso de regras para o ato de amar? Questão complexa de ser respondida essa, entretanto, nem sempre atirar-se de cabeça representa a melhor opção quando se trata de relacionamentos. Infelizmente, os seres humanos possuem tendências de sistematizar todas as suas relações, até mesmo tratando de um sentimento natural como a paixão nós ainda insistimos em criar praxes de conduta, metas a serem cumpridas.
 Algumas correntes filosóficas defendem que há sempre uma disputa de poder por trás das interações amorosas, considerando esse ponto de vista anula-se a visão idealizada (cristã) do amor. Afinal, quando tratamos de jogos nunca existem doações apenas baixas estratégicas. Logo, fica a pergunta no ar... Será que nós seres humanos há tempos agimos, inconscientemente, sempre dessa forma? Definitivamente, não sei! Será que este fator comportamental é algo que sempre esteve intrínseco em nós, ou, se trata apenas de uma substituição de valores gerada pelas mudanças sociais? Se considerar mos a segunda alternativa que mudanças são essas? Estará ligada a uma tendência capitalista a nos ditar que precisamos possuir sempre as rédeas da situação, ou, estará ligada ao costume de rotular e por um preço em tudo?
 A verdade é que o próprio conceito de paixão (amor) sempre sofreu transformações ao longo da história. Geralmente, as regras que costumam reger o amor variam de acordo com credo, nacionalidade e etc. Contudo, deixo a minha pergunta no ar... Que rosto terá o amor para as gerações futuras? Projeção complica de se fazer essa ao levarmos em conta que mais do que nunca vivemos numa época de prazeres efêmeros.