domingo, 5 de dezembro de 2010

Abandono



A margem, após ser deixado de lado muitas vezes o que resta é só observar o fluxo de água na correnteza do rio.  São olhos opacos esses que assistem ao brilho da vida ir embora! O que fazer após considerar-se traído? Qual é o amargo no paladar daquele que se doa por completo e em troca recebe apenas ingratidão?
Será o ódio o fruto do sentimento de rejeição? Afinal, quase sempre aquele que a princípio zela pelo bem termina cultivando o mal após ser desprezado. Todavia, a questão é como se manter distante dessa inclinação humana? Talvez essa seja a tarefa mais difícil de ser cumprida por um homem, já que nascemos num mundo de incertezas e tudo o que mais cultivamos nessa terra é o abandono. Somos guiados por um sistema que só tem a oferecer falsas promessas, liberdade vigiada. Quase sempre o mundo nos cobra muito mais do que pode nos dar. Desde jovem o cidadão moderno precisa lidar com imensas pressões sociais, existem mil requisitos para ser cumprir para conquistar o status de cidadão modelo. E qual é o modelo dos dias atuais? Talvez seja aquele que será substituído no comercial do mês seguinte! Talvez seja o ser que ignora os seus próprios desejos para se adequar aos padrões.
O abandono é o novo carpete persa, nele estão todas as cores da próxima estação. Ele é o reflexo de toda a nossa falta de vontade, de todo o nosso descaso social. Decoramos nossa sala de estar com ele sempre que estamos com preguiça de limpar a poeira. Devido a isso seguimos sujos, nos esquecemos do significado da palavra retribuição. Ignoramos todos os mais sinceros votos de fraternidade, nos esquecemos até de viver como nação!


4 comentários:

Alan Salgueiro disse...

Uma grandiosa reflexão. Enquanto a sociedade está cheia de pessoas socialmente invisíveis pela miserabilidade, outras tantas lutam e quase se matam entre si por um lugar no topo, e dão suas topadas no caminho tortuoso da busca por esse sonho que talvez nem exista.

Fátima disse...

Oi Thiago,

Muito boa tua relfexão, nesse texto realista. Ótimo!!

Beijo meu

Thainan F. disse...

to seguindo seu blog *-* / segue o meu tbm ?

T. disse...

Se não fosse a rejeição da sociedade, talvez alguns não se tornariam ladrões. O ódio é sim, o fruto da rejeição. Tirando alguns casos, de revoltas inúteis, daqueles que reclamam de barriga cheia. Mas a grande tragédia atual do nosso país, é essa. Um exemplo é: se um pai ignora um filho, não lhe dá amor, certamente essa criança não demonstrará afeto, amor - seja para o pai e para o mundo -, e terá uma vida amargurada e repleta de insatisfação.
Ótima reflexão, gostei muito.
Eu adoro "Partido Alto", Cássia Eller é foda.
BEIJOS!