quarta-feira, 2 de junho de 2010

Religião vs arte


 Outro dia assisti a um programa de tv chamado Sagrado, neste programa em cada apresentação, diversos temas como liberdade de expressão, moral, violência urbana, são abordados através da ótica de diferentes religiões. Neste dia em que assisti ao programa, o que me atraiu a atenção foi à discussão da relação existente entre a religião e a arte. Entretanto, achei meio ilusórias as ideias expressas no programa, que defendeu que arte e religião possuem cada uma o seu espaço. Nos dias de hoje, é isso mesmo que ocorre? O que costumo ver é a religião tentar impor os seus valores a arte. Após, tanta repressão a arte acaba distanciando-se da sua principal característica, a de ser livre e representar os valores do homem em sua totalidade.
 É fato que arte e religião de certa forma sempre tiveram ligações, isto ocorre nos mais diversos povos. Um exemplo disso é o que ocorre com algumas tribos indígenas que pintam os seus corpos para celebrarem os seus rituais. Continuando a minha observação através de um viés histórico, noto até que religião e arte viveram momentos de igual ou maior conflito do que o presente nos dias de hoje. Como no caso do conflito existente no período barroco, onde muitos homens ainda estavam divididos entre os valores de Deus e os seus próprios.
No meu caso, senti na pele essa questão da religião oprimindo a arte e anulando a liberdade de expressão. Sou artista e gosto de abordar temas como amor carnal, política, crise existencial e etc. Tudo isso às vezes com uma certa dose de goticismo, estilo que admiro. Há algum tempo atrás, eu frequentava a uma igreja evangélica e me espantava ao notar que o pastor aconselhava os fieis a não ver certos filmes, ou ler certos livros por irem contra a doutrina. Mas, onde fica o livre arbítrio e a capacidade de discernimento de cada um? Bem, fatos como esse e outros preconceitos fizeram com que eu me afastasse, mas também havia o medo de ter que restringir a minha arte para ser um bom fiel, transmitir apenas mensagens cristãs. Enfim, creio que a religião ainda interfere na arte, mas anseio pelo dia em que elas realmente possam ter uma convivência harmoniosa.

Nenhum comentário: