terça-feira, 27 de julho de 2010

(in) Sanidade?



"Escuridão já vi pior de endoidecer gente sã".


"Você fala em sanidade como quem pode fazer, você tenta falar a verdade, só que não tem nada pra dizer".

O que de fato é a insanidade? Numa consulta ao dicionário encontrei as seguintes definições: 1 qualidade de insano, 2 demência, 3 falta de juízo. Contudo, acho que essas definições são irrelevantes para o conteúdo da crônica, já que me interesso mais em abordar outras questões. Afinal, quando é possível se (auto) diagnosticar a insanidade? Que perccaulsos da vida nos conduzem até ela? Bem, acho que é complicado encontrar um ponto para delimitar quando esta doença começa a atacar o homem. Mas, sei que em uma mundo tão repressivo como este qualquer pessoa está sujeita a adquirir algum tipo de problema mental. Desde os primórdios, o homem sempre teve que lidar com diversas cobranças, como: ser o melhor caçador, conseguir um bom casamento, ter carro do ano, passar no vestibular e etc.

Alguns alcançam o estágio de insanidade devido ao alcoolismo, outros recorrem ao uso de substâncias ilegais para amenizar os males da vida. Entretanto, quem já não se fez a seguinte pergunta: será que estou ficando louco?

No meu caso, já me fiz essa pergunta diversas vezes. Por diversas vezes me questionei a respeito da minha sanidade, já passei algumas semanas sem entender se eu estava realmente no controle ou se era o outro. Aquele outro, aquela outra pobre face que de tanto lidar com o desespero e a opressão se rebela.



Um comentário:

Leandro Ferreira disse...

bom texto...gostei

http://leandroferreirao.blogspot.com/