domingo, 31 de outubro de 2010

Relações por interesse.


Alguém já se deparou com aquela pessoa simpática que se aproxima e faz elogios ao seu sorriso e após conseguir o que quer te lança no baú do esquecimento? São assassinos de sorrisos? Não, trata-se apenas do fato de que todas as relações humanas são baseadas no interesse! Parece absurdo, mas é a plena verdade, os seres humanos só se aproximam uns dos outros por interesse. Entretanto, nem sempre o que cobiçamos no outro é algo extremamente valioso, nem sempre o interesse é financeiro... Às vezes é apenas uma palavra, ou quem sabe o ouvido... Talvez isso não represente o ápice do egoísmo humano, mas por que abandonar a pessoa antes desejada após se extrair o objeto desejado? Essa atitude é definitivamente cruel, talvez fosse melhor dar algo em troca... Não sei. Entretanto, observo atitudes cotidianas que às vezes tomamos apenas por interesse... Como quando somos simpáticos com o atendente da padaria, puxamos conversa mesmo com pressa apenas para continuarmos sendo bem atendidos. Outra dessas atitudes clássicas é quando uma pessoa engana a outra jurando amor apenas para conseguir sexo ou usufruir bens materiais.
O filosofo alemão Nietzsche defendia que o homem não ama ninguém, não é um ser capaz de amar o outro. Segundo ele, amamos apenas as sensações que outro nos provoca. Será verdade, será que amamos apenas o bem que as pessoas podem nos dar? Não sei, espero que não. Porém, observo muitas pessoas que agem como sanguessugas, elas apenas sugam o que querem e no final abandonam o outro praticamente morto E quase sempre esses indivíduos usam dos piores artifícios para conseguirem o que querem, mentem, manipulam, representam personagens e etc. Será que todos usam máscaras? Talvez essa crônica seja um protesto contra esse tipo de pessoas, se as relações humanas são baseadas em interesses sórdidos não sei, todavia espero que não sejam baseadas na arte do furto, ou como em muitos casos arte do assalto!

4 comentários:

IcedMurk disse...

muito bom seu blog, tipo, só essa imagem de fundo que eu não gostei muito, me deixou zonzo kkk
bom o post, eu tbm penso algumas coisas da ae


http://otaviu.blogspot.com/ abraços

Anne disse...

Ameeei !!
so leitora fiel do blog .
e fiko cada vez mais surpresa com as textos .
XD

T. disse...

Há muitos assim, seja homem ou mulher. Geralmente o que mostra muito essa realidade, é a novela. Conheço pessoas assim, e vejo o quanto elas são insensíveis e vazias. A vaidade impera principalmente nas mulheres.
Não casaria nem mesmo com Eike Batista pelo dinheiro dele. Não falo isso para ganhar pontos com você, não sou disso. Mas, porque hoje em dia há uma legião de mulheres assim, daí, prefiro dizer, porque o povão generaliza tudo. Já me apaixonei por um altista, foi algo bem insano, até porque ele nem ligava para mim. Sei lá, também me atraio por pessoas diferentes. Me sentia naquela novela Mulheres de Areia, quando aquela mulher se apaixona pelo Tonho da Lua, rs.
BEIJOS.

Anônimo disse...

Eu concordo com esse texto, observei meus amigos e conhecidos e sim confesso que são todos interesseiros, mas a minha família, os meus pais e meu irmão me mostraram que gostam de verdade de mim, sempre estão me ajudando e me dando amor sem cobrar nada.... Eu acho que os humanos amam poucas pessoas, e querem os bem sem interesse de poucas pessoas... Como um animal de estimação, algumas pessoas cuidam de um gato porque quer o gato feliz, claro que tem o lado de querer o animal amando o dono, mais ninguém... acho que todos somos egoístas e interesseiros...