terça-feira, 18 de maio de 2010

A paternidade durante a gestação e seus dramas.


É comum esbarrarmos por toda parte, nas páginas de qualquer revista física ou virtual, com matérias sobre gravidez. Lemos sobre os sintomas relativos ao período, enjoo, vômitos, mudanças no corpo e etc. E as informações não param por aí, estendem-se até o campo psicológico, tudo para preparar a mulher para atravessar melhor essa fase, linda para muitas, traumática para outras.
Mas, e em relação a nós homens? Parece que somos esquecidos, praticamente não há informações que auxiliem o homem a atravessar os dramas que ele encontra nesta fase. No máximo, encontramos citações que dizem que o homem tem o dever de oferecer suporte e carinho para a mulher, nesta fase. Mas, quem nos oferece apoio e informações? Acho que a ausência de informações, sobre este tema, que se direcionem ao homem é um absurdo. Afinal, esse também é um drama masculino. Principalmente em uma sociedade como a nossa em que apesar dos avanços femininos o homem ainda é visto por muitos como aquele que possui o papel de ser o provedor.
Agora, tenho dois amigos que estão vivenciando esse drama, eles são jovens e estão diante de um cruel questionamento...O que fazer? Questão difícil de se esclarecer na mente de um jovem sem emprego e cheio de medos. Eu mesmo já atravessei esse drama, enlouqueci, cheguei a sugerir o aborto a minha antiga namorada. Estava perdido e sem alguém que pudesse me ajudar, não lembro de ter encontrado um artigo sobre paternidade durante a gravidez.
Três meses depois, ela perdeu o bebê, foi um acontecimento escuro na minha vida, porque nessa fase apesar de ainda estar receoso eu desejava ter a criança. 

Nenhum comentário: